segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cap. 23 - Moral estranha - Plano de aula e cartilha - O evangelho segundo o espiritismo

Mais um capítulo, dessa vez, o 23- Moral estranha.
Para essa aula, preparei uma cartilha, e uma trilha, onde os alunos eram presenteados com Bis (chocolate)

ABORRECER PAI E MÃE
 "E muitas gentes iam com ele, voltando-se Jesus lhes disse:- Se alguém vem a mim, e não aborrecer Pai e Mãe, mulher e filhos irmãos e irmãs, e ainda a sua mesma vida, não pode ser meu discípulo. (Mateus)

Ás vezes, seguir os ensinamentos de Jesus não é mole não. 
Quantas vezes uma esposa já brigou com o esposo  porque ele preferia ir pro trabalho do posto de manhã do que ficar com ela em casa?

Por isso Jesus disse nesse capítulo que muitas vezes nossos pais ficariam chateados e aborrecidos porque pra seguirmos a Jesus ás vezes teríamos de abrir mão de alguns momentos em família, ou de estarmos com nossa esposa ou esposo, mas que isso seria recompensado pois para seguir a Jesus as vezes é necessário abrir mão do que mais gostamos como dormir até mais tarde no domingo, ou ficar com os pais no domingo de manhã. 


DEIXAI QUE OS MORTOS ENTERREM SEUS MORTOS
Disse a outro: Segue-me; e o outro respondeu: Senhor, consente que, primeiro, eu vá enterrar meu pai. - Jesus lhe retrucou: Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 59 e 60.)

Nas épocas de guerras, muitos soldados abandonavam a suas famílias para ir para o combate e eles eram vistos como heróis por isso. Porque abriram mão do que mais amavam por um ideal, pelo seu país. O que Jesus quer dizer nesse capítulo é exatamente isso, que na vida temos que abrir mão do que mais amamos em busca de um ideal. Não significa que por estarmos longe os laços de amor vão ficar mais fracos, eles permanecem sempre. Porque a separação é necessária para o progresso do ser humano porque é na distância que temos noção do quanto aquela pessoa nos faz falta.
Sabemos que os laços de amor não são separados nem pela morte.
Os verdadeiros laços de amor vem de muitas outras vidas. Elas vem do espírito e não do corpo. Quem vive aqui na Terra acha estranho, mas na linguagem de Deus, é muito válido.

Relembrando as aulas passadas

Já aprendemos em aulas passadas que o reino de Deus NÃO é deste mundo. Então o que Jesus quis dizer é que o respeito aos mortos vai além de um velório, além de uma missa de sétimo dia, pois sabemos que isso é coisa do mundo corporal e que mesmo quando a pessoa morre, os laços espirituais que tivemos com ela NÃO FORAM ROMPIDOS.
Jesus falava mas muitas pessoas não entendiam o real sentido de sua palavra. Quando Jesus ensinava, Ele dizia pra que a gente não se preocupasse, que seguíssemos os ensinamentos de Deus porque o reino dele ainda não era aqui e que pra entrarmos no reino dele teríamos que renunciar a muitas coisas, inclusive a nossa família. Porém como os laços da alma são muito mais fortes do que as do corpo. O respeito aos mortos  vai além do que fazemos aqui na Terra.

Jesus explica que haverá lutas que serão ditas que é em seu nome, guerras em nome de religiões. Mas isso irá acontecer porque a cabeça do ser humano ainda é muito dura. Eles não entenderão o que eu quis dizer e farão tudo errado!
Tem pessoas de igrejas católicas que não aceitam espílitas, e pessoas de iglejas evangélicas que não aceitam crianças que frequentam centro espírita. Ou pessoas de igrejas evangélicas que não gostam que seus filhos vão em igrejas católicas. Essas são as divisões que Jesus disse que existiriam em seu nome

Fixação da aula

Trilha

Cartilha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário