domingo, 11 de setembro de 2011

Cartilha de Auta de Souza e Campanha da fraternidade Auta de Souza

Olá pessoal. Aqui estou eu para postar uma aula que eu criei ontem relacionada a Auta de Souza.
Mais uma não é...Na verdade estou é fazendo a divulgação do material, que gostei muito de ter produzido.
Como estamos na comemoração da Semana Auta de Souza, criei uma mini cartilha em formato de gibi da Truma da Mônica, com os personagens do grande Maurício de souza com ajuda do site
www.maquinadequadrinhos.com.br
Nesse site vc pode criar suas histórias em quadrinhos e publicá-las no site. Eu criei essa história apenas como conteúdo para ser dado para crianças de evangelização infantil e em momento nenhum as comercializei.
O gibizinho ficou muito fofo, e hoje quando dei ele pras crianças o resultado foi muito positivo devivo ao carisma dos personagens da Turma da Monica, eles leram com atenção e o conteúdo pode ser passado com muita eficácia.
Postarei aqui uma versão colorida e Preto e branco também, que foi a que eu utilizei, para que as crianças pudessem colorir.

Objetivos: (sei que os objetivos devem ser feitos no infinitivo, mas não estou conseguindo encontrar a melhor forma de expresar meus objetivos espero que compreendam...)
  • Conhecer mais sobre a história de Auta de Souza
  • Aprimorar os conhecimentos relacionados a campanha de fraternidade auta de souza.
  • Destacar a postura das crianças em relação a campanha da fraternidade auta de souza.
  • Conhecer mais sobre as vantagens dessa campanha e da responsabilizade do caravaneiro.
 Material

  • Folhas xerocadas,
  • Papel vergê
  • Papelão para reciclar
Para essa aula planejamos algo bem simples mesmo, para isso apenas fizemos a prece final e falamos para a criançada que naquele dia falariamos sobre a vida de Auta de souza e da campanha.
Entregamos para eles o gibizinho para que pudéssemos ler juntos.
Clique na imagem para vê-las em tamanho original.




































Essa versão é preto e branco para ser distribuido para as crianças e assim como parte prática elas podem colorir.
Peço por favor que desculpem alguns errinhos de digitação, mas uma versao melhorada está disponível para download e quem quiser a versão com mais qualidade, preto e branco e colorido  pode fazer o download clicando
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO COLORIDA
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO PRETO E BRANCA

Se você nao sabe fazer download pelo 4SHARED clique AQUI para ver o tutorial explicativo logo abaixo da historia da Lição do Jabuti.
O ideal e economico é que vc faça a impressão duplex ou seja, frente e verso, eu fiz do tamanho de uma folha chamex frente e verso e assim gastei duas folhas por criança.
Em seguida discutimos sobre a importancia da campanha e para isso usei alguns casos do livro
"Lindos casos da campanha da fraternidade Auta de Souza" Os casos citados aqui são todos reais, não são citações diretas,, elas nao estão expostas aqui da mesma forma que no livro, mas da forma como eu me lembro quando li.

CASO 1
Uma mulher estava sentada do lado de fora de sua casa quando os caravaneiros passaram e fizeram a campnha em sua casa, entregaram a mensagem e em seguida foram embora. Ok...daí passaram-se dois anos e os caravaneiros tornaram a passar por ali...nao lembro se eram os mesmos de dois anos atrás, mas eles passaram na mesma casa para fazer a campanha novamente. Daí a mulher pede para que eles esperem pois ia trazer o filho deles. Os caravaneiros nao entederam  nada, mas a mulher aparece lá fora com uma criança de mais ou menos dois anos nos braços. Ela diz que a dois anos atras ela estava sentada de fora da casa dela e tinha acabado de descobrir que estava grávida e ia abortar a criança e a mensagem que eles entregaram falava justamente de aborto, foi aí que ela decidiu que não abortaria.
Os caravaneiros ficaram muito emocionados.
Esse é um dos casos que eu mais gosto de contar.

CASO 2

Um grupo de caravaneiros estavam fazendo a campanha e a moça decidiu tocar a campanhia de uma casa. Quando o dono saiu ele perguntou se o cachorro dele nao a tinha mordido, pois tem umc achorro na casa dele que era muito bravo, mas em momento nenhum o cachorro avançou na moça.

CASO 3
Um grupo de caravaneiros estavam fazendo a campanha numa favela, com casas muito simples mesmo. Eles estavam até um pouco sem jeito de pedir naquelas casas onde as pessoas pareciam mal ter para elas. Mas foram, pois esses lares sao os que mais necessitavam ser visitados.
Passando num dos barracos um moço morava lá e ao saber da campanha tirou sua própria blusa, que usava naquele momento e doou. Os caravaneiros ficaram muito emocionados com o desprendimento do moço.

CASO 4
Um homem que era muito violento com a esposa, estava brigando muito quando o pessoal da campanha estava passando. Sua esposa os atendeu muito bem e o esposo ficou lá dentro. Eles entregaram a mensagem como de costume e foram embora.
Na outra semana a esposa agradeceu muito pela mensagem que foi dada pq quando o esposo leu a mensagem ele ficou caladão por um bom tempo e depois, passou a agir completamente diferente com ela, passou a ser mais educado com ela e menos violento.

Em seguida eles coloriram a cartilha da campanha da fraternidade auta de souza e depois fizemos a parte prática que foi criarmos casinhas de papel, essas casas simbolizavam as residencias onde os caravaneiros passavam para fazer a campanha, para isso imprimi esse molde de casinha:
Fonte http://ensinar-aprender.blogspot.com/2011/06/moldes-para-fazer-casas-de-papel.html

Imprimi dois moldes por folha, agora para crianças menores o ideal eh que a casa seja maior para facilitar a dobradura. Esse modelo acima é super fácil de fazer!
Eu imprimi em papel couchê que é um pouquinho mais grosso e facilita na hora de dobrar, é um papel barato deve custar no maximo 0,25 e um pacote com 50 folhas custa uns R$7,50 dependendo da qualidade.
Eu usei apenas esse modelo acima mas quem quiser mais modelos....

http://ensinar-aprender.blogspot.com/2011/06/moldes-para-fazer-casas-de-papel.html

A casinha pode ser aplicada de duas formas:
1ª para      poder fazer uma simulação da campanha, para isso podem usar bonequinhos pequenos de plástico (Isso foi usado para crianças de 2-4 anos de idade)
2ª  Para a minha turma que sao crianças maiores (7 a 10 anos) usamos papelão para fazer a base da casinha e as crianças coloriram uma rua, colocaram flores, colocaram o simbolo da campanha da fraternidade auta de souza

O resultado da aula foi bem positiva principalmente unindo a paixão das crianças por histórias em quadrinhos junto com trabalhos artesanais que foram feitos com as caixinhas formando casas.
É um planejamento simples e que consegue atingir as crianças.

Espero que curtam esse planejamento, e esse material.

Bjs a todos.

Um comentário:

  1. Não está mais disponível a versão colorida! Têm como disponibilizar essa revistinha sobre a CFAS e Auta de Souza?

    ResponderExcluir